3 caminhos para ter a sua conta de energia mais barata

O cenário atual da energia elétrica no Brasil não é dos mais atrativos, não é mesmo? Com o reajuste aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o aumento na conta de luz pode chegar aos 63% para os consumidores. Por isso, é preciso encontrar alternativas que ajudem a deixar a conta de energia mais barata, como o conceito de energia compartilhada.

Mas, na prática, quais são as alternativas disponíveis para gastar menos com a sua conta de energia? Quais são as opções, as vantagens e as desvantagens de cada uma delas? Continue a leitura para entender todas as suas opções!

Quais são as 3 formas de deixar a conta de energia barata?

Agora que você já entendeu mais sobre o cenário atual, é importante conhecer algumas alternativas que ajudem a reduzir a sua conta de energia, confira!

  1. Redução do consumo:

    Uma das formas de deixar a sua conta de energia mais barata é bastante simples: reduzir o consumo dentro de casa. Sim, o cenário ao redor pode não ajudar, mas boas práticas dia após dia sempre ajudam a estimular um consumo de energia mais consciente e, consequentemente, menos gastos no mês.
  1. Manutenção constante:

    Outro ponto importante que pode ajudar na redução da conta de energia é garantir que toda a sua infraestrutura elétrica esteja nas melhores condições possíveis. Para isso, portanto, é fundamental realizar vistorias e manutenções constantes, assegurando que tudo esteja funcionando da melhor forma.
  1. Energia compartilhada:

    Além disso, uma alternativa que tem ganhado espaço no mercado brasileiro recentemente é a energia compartilhada. Regulamentada desde 2015, essa é uma das modalidades previstas na Resolução Normativa 687. Na prática, permite que consumidores (CPFs e CNPJs) compartilhem energia.

Liberado atualmente apenas para micro e mini geração de energia, pessoas (ou instituições) que estiverem dentro de uma mesma área de cobertura de uma distribuidora de energia, podem reduzir os custos de utilização de fontes de energia sustentáveis, como os painéis fotovoltaicos.

Sendo assim, quando a produção de energia se enquadra na escala micro ou mini, esse potencial gerado é utilizado para pagar as contas de uma ou mais residências. Ao final, o excedente é vendido para a rede distribuidora. Na prática, todos os lados ganham com a redução de custos.

Estudos recentes mostram que é possível gerar uma economia de até 20% ao mês com o uso da energia compartilhada. Sempre variando de acordo com os fatores externos também — como bandeira tarifária ou as condições climáticas na região —, a economia costuma variar entre 7% e 20% em cada mês.

Para quem está procurando por maneiras de reduzir os gastos com energia, portanto, utilizar essas três opções pode ser uma combinação interessante, o que vai potencializar ainda mais o impacto positivo de cada uma delas.

O que acha, agora, de conhecer um pouco mais sobre como funciona a energia compartilhada e todos os seus benefícios? Fale com a Cotesa Energia e saiba como as nossas soluções podem ajudar você a reduzir a sua conta de energia mês após mês!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *