Saiba qual é o impacto da energia compartilhada na sua conta de energia

Saiba qual é o impacto da energia compartilhada na sua conta de energia

Atualmente, de acordo com reajuste aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em julho de 2022, as bandeiras tarifárias brasileiras tiveram um aumento de até 63%. Uma mudança que impacta o bolso de muita gente, mas pode ser solucionada a partir da energia compartilhada.

Pessoas físicas, empresas e empreendedores, todos são impactados pelo mercado atual de energia elétrica, mas todos eles também têm a opção de adotarem estratégias que deixem as suas contas de energia barata. E tudo isso de maneira lícita, seguindo a regulamentação brasileira.

O que acha, então, de entender mais sobre como a energia compartilhada pode reduzir a sua conta de energia? Continue a leitura e confira!

O que é energia compartilhada?

A energia compartilhada é um conceito criado pela Aneel por meio da Resolução Normativa 687 de 2015 que permite o compartilhamento de energia de micro ou minigeração . Na prática, portanto, pessoas físicas e/ou jurídicas podem compartilhar a energia gerada por uma fonte única.

Imagine o seguinte cenário: dois moradores de um mesmo condomínio de casas estão sofrendo com as contas altas de energia, tudo bem? Mas eles moram em uma região com alta incidência solar, o que representa uma grande oportunidade para utilizar, por exemplo, energia fotovoltaica.

Como os dois vizinhos estão na mesma região atendida pela rede distribuidora de energia, eles conseguem investir na compra de painéis fotovoltaicos e, com a energia gerada por essa estrutura, conseguem reduzir significativamente as suas respectivas contas de energia.

Em resumo, a energia compartilhada nada mais é do que a reunião de CPFs e/ou CNPJs para a produção de energia fotovoltaica em micro ou mini escala para a posterior divisão da energia gerada. O excedente — que foi gerado, mas não utilizado para pagar suas contas — é vendido pela rede distribuidora.

Qual é o impacto da energia compartilhada na sua conta de energia?

Em parceria com usinas que geram energia a partir de fontes limpas e sustentáveis, pessoas físicas conseguem fazer parte de cooperativas e, assim, podem ter uma redução significativa em suas contas de luz, chegando aos 20%.

O valor descontado varia de mês a mês, afinal, existem outros elementos que precisam ser colocados em conta, como bandeira tarifária, condições climáticas e até mesmo total de cooperados. Mas, em resumo, é um valor que varia entre 7% e 20% ao mês.

Atualmente, existem soluções que não exigem fidelização e nem mesmo mudanças de infraestrutura. As usinas mais sustentáveis escolhidas injetam a energia necessária na rede distribuidora que, em seguida, entrega para os consumidores finais.

A energia compartilhada é, portanto, uma alternativa muito interessante para quem deseja economizar na conta de luz de maneira lícita e sem precisar fazer grandes investimentos no longo prazo. Além, é claro, do lado sustentável causando um impacto positivo no meio ambiente.

Agora que você já sabe o que é energia compartilhada e todos os benefícios que ela oferece, o que acha de dar o próximo passo? Fale com a Cotesa Energia e saiba como as nossas soluções podem ajudar você a reduzir a sua conta de energia mês após mês!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *