Energia renovavel e ESG

Energia renovável e ESG

O termo ESG tem sido bastante falado ultimamente e não é por menos. Este termo visa sintetizar os aspectos mais importantes em uma empresa nos dias de hoje, que são a sustentabilidade ambiental, a governança e a preocupação com o social. As empresas que adotam o ESG em suas práticas internas e externas tendem a serem mais reconhecidas no mercado. Ao longo do texto, iremos discutir melhor essa questão, estabelecendo também um paralelo com a energia renovável, mencionando as vantagens desta. Boa leitura!

O que é ESG?


O ESG surgiu no ano de 2005. Na ocasião, os participantes contribuíram na elaboração de um relatório contendo recomendações e diretrizes com foco na preservação do meio ambiente, governança e relações sociais. Para facilitar a assimilação deste conceito, explicaremos abaixo cada uma das 3 letras que compõem o termo:

  1. E significa “Environmental”, sustentabilidade. Lida, por exemplo, com esforços visando a redução do aquecimento global e o desmatamento;
  2. S significa as questões sociais. Envolve a satisfação dos clientes e colaboradores do negócio, bem como a promoção da diversidade e combate a toda forma de discriminação;
  3. G significa governança. Consiste, por exemplo, em estabelecer boas práticas de compliance empresarial, visando identificar e corrigir eventuais más condutas por parte de colaboradores e diretores em uma companhia.

Qual a relação entre ESG e energia renovável?


A energia renovável se relaciona principalmente com o “E” e com o “S” do ESG. Em outras palavras, as empresas devem se preocupar em poluir menos o meio ambiente, usando fontes mais limpas, como a luz solar.

Este tipo de energia renovável gerou muitos empregos nos últimos anos. Por consequência, isso causou uma melhora na qualidade de vida de muitas pessoas mundo afora, que antes se viam sem emprego e até mesmo em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Quais os benefícios da energia renovável para a jornada do ESG no mercado?


Investidores tendem a preferir empresas alinhadas com as práticas do ESG. Portanto, podemos citar como primeiro benefício do uso de energia renovável a possibilidade de o negócio receber aportes e crescer ao longo do tempo. Dessa forma, projetos que antes estavam só no papel podem se tornar realidade, de modo a expandir o portfólio de produtos ou serviços da companhia.

À medida que a empresa reduz o uso de combustíveis fósseis, sua imagem perante os clientes e a sociedade tende a ficar cada vez melhor. Na prática, isso implica em mais reconhecimento, aumento no volume de vendas e fidelização com a marca, sendo, dessa forma, uma fonte recorrente de receita.

De fato, o tema ESG é bastante discutido atualmente. Como vimos no decorrer da leitura, trata-se de um conjunto de práticas que visa englobar a sustentabilidade, responsabilidade social e governança empresarial. Sua relação com a energia renovável se torna bastante clara, visto que esta consiste em usar fontes limpas e que causam pouco ou nenhum impacto ambiental.

Se este artigo esclareceu as suas dúvidas sobre a relação entre o ESG e o uso de energia renovável, aproveite para compartilhá-lo nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *