O mercado livre de energia é um conceito que tem ganhado cada vez mais importância no mercado e muito disso passa pelo ACL: o Ambiente Livre de Contratação. Mas você sabe o que é isso e como ele oferece inúmeros benefícios para a sua empresa?
Continue a leitura para tirar todas as suas dúvidas!
O que é o Ambiente Livre de Contratação (ACL)?
A liberdade para escolher quem desenvolve, gera e comercializa a energia consumida em uma residência é um tema em debate no mercado recentemente. E tudo isso passa diretamente pelo entendimento de dois conceitos fundamentais para o tema: ACR e ACL.
Na prática, esses são os dois modelos que existem atualmente no Brasil quando se fala em contratação de energia. O ACR, sigla para Ambiente de Contratação Regulada, e o ACL, Ambiente de Contratação Livre, são as duas metodologias atuais no país, mas existem muitas diferenças entre elas.
O ACR, disponível para toda a população brasileira, se torna um limitante para o consumidor final. Primeiro, o preço é determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, depois, a distribuição é definida por meio de leilões, em que o consumidor não tem escolha.
No final das contas, o valor pago pelo consumidor é impactado por uma série de fatores em que ele tem pouco(ou nenhum) controle. Isso representa preços mais altos, qualidade do serviço menor e eficiência energética nem sempre suficiente.
Enquanto isso, o modelo ACL, que também é conhecido como Mercado Livre de energia, oferece maior autonomia e liberdade para os consumidores. Cada um dos brasileiros pode escolher exatamente quais são as condições de compra de energia elétrica que eles mais avaliam ser adequadas.
Isso significa que o consumidor passa a ter maior liberdade de negociação, podendo conversas com diferentes players do mercado para encontrar as condições mais adequadas de preço, volume ou prazos, sempre de acordo com o que o mercado está oferecendo.
Quais são os benefícios do ACL para a sua empresa?
Agora, é importante entender como o ACL se diferencia do ACR e os seus diferenciais, não é mesmo?
Preços mais atrativos
Um dos grandes diferenciais entre ACR e ACL está na questão dos preços. Enquanto o primeiro modelo não permite que o consumidor negocie os valores, o ACL promove uma maior liberdade na escolha do preço pago pela energia elétrica consumida.
Energia mais limpa
Outra questão relevante que o ACL se diferencia do ACR é a possibilidade do consumidor escolher por energias mais limpas, geradas a partir de parques eólicos ou painéis solares. No modelo atual, essa liberdade de escolha não existe.
Flexibilidade da gestão
Especialmente para negócios menores, o modelo ACL promove maior flexibilidade para que cada consumidor faça a gestão de consumo da sua energia elétrica de maneira mais estratégica, enquanto no ACR não existe muito espaço para isso.
Controle de gastos
Além de ter acesso a preços mais atrativos pela disputa no livre mercado, o consumidor que faz parte do ACL pode controlar e gerenciar melhor os seus gastos mês após mês, inclusive contratando serviços que melhor atendem às suas demandas.
O mercado livre de energia, portanto, apresenta uma série de oportunidades para quem quer economizar na sua conta de energia mês após mês. É uma das maneiras de reduzir gastos e contribuir para a construção de uma sociedade mais sustentável.
Agora que você já sabe o que é o mercado livre de energia, o conceito de ACL e todos os benefícios que ela oferece, o que acha de dar o próximo passo? Fale com a Cotesa Energia e saiba como as nossas soluções podem ajudar a sua empresa a reduzir a sua conta de energia mês após mês!