O Que é o Autoconsumo Remoto de Energia? Saiba mais! 

A Resolução Normativa 482/2012 da ANEEL possibilitou que todo consumidor pudesse gerar sua própria energia elétrica e fornecer os excedentes através da rede de distribuidora local.  

Ao final do mês, a concessionária realiza o cálculo da diferença entre a quantidade de energia fornecida à rede pública e a energia consumida da rede.  

Se o consumidor fornecer menos energia do que consome, ele pagará a diferença. No entanto, se o consumidor fornecer mais energia do que consumiu, a diferença será convertida em créditos de energia. 
 
Segundo o sistema de compensação de créditos, o consumidor tem um prazo de 5 anos para utilizar esses créditos.  

Saiba mais sobre o assunto! 

O que é autoconsumo remoto?

O autoconsumo remoto de energia é um sistema que permite que consumidores gerem energia em um local e a utilizem em outro, por meio da conexão à rede de distribuição.  

Ou seja, a energia gerada em uma unidade consumidora pode ser utilizada em outro ponto de consumo pertencente ao mesmo titular, desde que dentro da área de concessão ou permissão da distribuidora.  

Isso significa que uma residência pode gerar energia solar em um local onde é viável e consumi-la em outra propriedade do mesmo dono, proporcionando uma maior flexibilidade e eficiência no uso da energia. 

Como Funciona o Autoconsumo Remoto?

O autoconsumo remoto de energia é viabilizado pela instalação de painéis solares em uma unidade consumidora e a geração de energia excedente que é enviada para outra unidade em local diferente.  

Este processo é possível devido à conexão do sistema de geração de energia ao sistema elétrico da distribuidora por meio de medidores bidirecionais, que registram tanto a energia consumida quanto a energia injetada na rede.  

Desta forma, a unidade consumidora que recebe a energia excedente é capaz de abater esse valor em sua conta de luz, o que resulta em economia para o consumidor e incentiva a geração de energia limpa e renovável. Essa prática, atualmente, é legislada pela Lei 14.300/2022 e regulada pela REN 1.000/2021, atualizada pela REN 1.059/2023. 

Quais as vantagens do autoconsumo remoto?

O autoconsumo remoto traz diversas vantagens, tanto para os consumidores quanto para as distribuidoras.  

Uma das principais vantagens é a economia proporcionada pela geração distribuída de energia, que reduz significativamente os custos com eletricidade. 

Além disso, o autoconsumo remoto também contribui para a sustentabilidade do meio ambiente, já que promove a utilização de fontes renováveis de energia.  

Outra vantagem que pode existir é a redução das perdas na transmissão de energia, nos casos em que a geração ocorre próxima ao ponto de consumo, diminuindo assim a necessidade de longas linhas de transmissão.  

Por fim, o autoconsumo remoto também oferece maior segurança energética, pois diversifica as fontes de energia disponíveis, tornando o sistema mais resiliente a possíveis falhas ou interrupções no fornecimento. 

Quais as diferenças entre Geração Compartilhada e Autoconsumo remoto?

A principal diferença entre geração compartilhada e autoconsumo está na titularidade da unidade de geração.  

No autoconsumo remoto, a energia gerada é utilizada pelo mesmo titular, enquanto na geração compartilhada, a energia é rateada entre diversos titulares.  

No autoconsumo remoto, o consumidor é proprietário ou aluga os equipamentos geradores de energia, como painéis solares, e consome a energia de forma remota em outra(s) unidade(s) de consumo. 

Na geração compartilhada, as usinas geram energia renovável, que é injetada na rede elétrica e chega até o consumidor. Esse consumidor está vinculado a uma associação, consórcio ou cooperativa de energia e assim recebe descontos na conta de energia.  

Autoconsumo remoto ou geração compartilhada: qual vale mais a pena?

Em conclusão, o autoconsumo remoto de energia é uma boa solução para aumentar a eficiência energética e reduzir os custos para consumidores e empresas.  

No entanto, nem sempre é possível fazer a conexão entre uma unidade geradora e um consumidor com mesmo patamar de consumo  

A boa notícia é que todo consumidor pode aproveitar a economia e energia renovável através da geração compartilhada de energia.  

Este modelo de consumo de energia também reduz os custos na conta de luz e oferece previsibilidade nos valores a serem pagos, sem a necessidade de casar geração e consumo.  

Os benefícios são diversos: 

  • Gestão eficiente da energia 
  • Economia garantida 
  • Utilização de fontes de energia sustentáveis 
  • Sem taxa de adesão 
  • Nenhuma alteração na infraestrutura  

Esta forma de geração proporciona uma economia significativa na energia elétrica e pode ser utilizada tanto por pessoas físicas e jurídicas. 

Começar a utilizar a geração compartilhada de energia é fácil e rápido. Clique aqui e comece a receber energia sustentável em sua casa ou empresa e economize na conta de luz todos os meses.   

QUERO ADERIR À GERAÇÃO COMPARTILHADA DE ENERGIA AGORA 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *