Com a chegada da bandeira amarela na conta de luz, comunicada pela ANEEL, no dia 1° de julho de 2024, muitos consumidores se perguntam como proteger suas finanças do aumento nas tarifas de energia elétrica.
Este sistema de bandeiras tarifárias, implementado pela ANEEL, visa refletir o custo real da geração de energia na conta de luz.
No entanto, existem maneiras práticas de reduzir o impacto desse aumento na sua fatura. Saiba mais neste post.
O que é a bandeira amarela na conta de luz?
A bandeira amarela é um adicional tarifário aplicado na conta de luz quando há um aumento no custo de geração de energia no país. Essa bandeira é acionada quando as condições hidrológicas estão desfavoráveis, aumentando a necessidade de acionamento das usinas termelétricas.
Com isso, o custo de produção de energia também aumenta, refletindo no valor da conta de luz dos consumidores. Portanto, é importante estar atento ao consumo de energia durante períodos com a bandeira amarela.
Isso impacta diretamente o bolso do consumidor, já que a tarifa de energia fica mais cara. Durante esse período, há a incidência de R$1,88 a cada 100 kWh consumidos.
Por isso, é importante entender como a bandeira amarela afeta a conta de luz e buscar estratégias para minimizar seus efeitos.
Fatores que influenciam a mudança das bandeiras tarifárias
Diversos elementos podem contribuir para o acionamento de bandeiras tarifárias, sinalizando a necessidade de precaução no uso da energia elétrica.
Alguns dos principais fatores que influenciam a mudança para a bandeira amarela na conta de luz incluem o nível dos reservatórios das hidrelétricas, que é determinado pela quantidade de chuvas e pelo volume de água armazenado, e os altos custos de operação das usinas termelétricas, que envolvem a compra de combustível e a manutenção dos equipamentos.
Além disso, é importante ressaltar que a bandeira amarela indica um sinal de alerta para o consumo consciente de energia, visando evitar desperdícios e controlar os gastos.
Esse sistema de bandeiras tarifárias é adotado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) como uma forma de informar os consumidores sobre as condições de geração de energia elétrica no país e incentivar práticas sustentáveis.
Estratégias para reduzir o consumo de energia durante períodos de bandeira amarela
Durante os períodos de bandeira amarela, é possível adotar estratégias para reduzir o consumo de energia.
Entre elas, evitar o uso desnecessário de aparelhos eletrônicos, deixar as luzes acesas em cômodos vazios, reduzir o uso de equipamentos como ar-condicionado e chuveiro elétrico, além de desligar equipamentos quando não estiverem em uso.
Apesar de serem atitudes que podem diminuir minimamente o valor final da fatura de energia, mudar drasticamente a rotina para reduzir a conta de luz não é uma solução viável a longo prazo.
O ideal é buscar por soluções econômicas e sustentáveis que não afetam negativamente o bolso e continuar seguindo os nossos hábitos diários. E a chave para isso é a geração compartilhada de energia.
Essa alternativa que vem ganhando cada vez mais destaque e se tornando uma opção viável para diminuir os gastos com energia elétrica.
Com a geração compartilhada, várias pessoas se unem para compartilhar recursos e dividir os custos de energia de uma usina renovável, como fazendas de painéis solares, usinas de biomassa ou hídricas.
Dessa forma, é possível reduzir os custos individuais com energia, ao mesmo tempo que promove a sustentabilidade e reduz o impacto ambiental.
Ao adotar a geração compartilhada de energia, além de economizar dinheiro, estamos contribuindo para um futuro mais limpo e sustentável.
Conclusão
Como vimos, a geração compartilhada de energia é a melhor solução para isso, pois além de não deixar o consumidor refém das bandeiras tarifárias, conta com a previsibilidade dos valores a serem pagos na conta de luz.
Mas os benefícios não param por aí! Não é necessário fazer nenhum tipo de alteração na infraestrutura e, na Cotesa Energia, o investimento é zero e o processo pode ser feito totalmente online. Clique aqui e comece a receber energia sustentável em sua casa ou empresa e economize na conta de luz todos os meses.